EM DESTAQUE

GELO INSTANTÂNEO

Posted by Ricardo D.S. on domingo, 28 de fevereiro de 2010 , under , | comentários (0)




Como fazer Gelo Instantâneo…?


Ingredientes:

- Uma boa e generosa quantidade de acetato de sódio
- Água (H2O)
- Panela
- Fogão
- Geladeira

Como fazer:

Dissolva o acetato de sódio(uma booooaaa quantidade) em água quase fervente, após a mistura estar totalmente dissolvida coloque-á na geladeira por aproximadamente 4 horas e pronto.


Explicação:

No caso não é a agua que esta congelada. A água foi aquecida para poder dissolver uma grande quantidade de acetato de sódio. Depois da mistura ser resfriada, o sal dissolvido fica muito instável, “querendo” voltar ao estado sólido. Quando uma pequena quantidade de sal cristalizado (sólido) encosta, faz a mistura se separar em agua e sal, dando a impressão de ser gelo (Repare na ponta do dedo do indivíduo uma pequena quantidade de sal antes de tocar a solução, e no fundo do prato também).

O Acetato de sódio congela a 54º C. Ao retirá-lo da geladeira ele está a uma temperatura abaixo de seu ponto de fusão (ainda no estado líquido), o legal disso tudo é que o acetato de sódio não congela como a água. Ao ser disolvido e colocado na geladeira ele passa abaixo do ponto de congelamento e não cristaliza.

Você pode adquirir acetato de sódio em marmorarias ou em lugares que vendam produtos químicos para empresas e fábricas.

Mas.... Porque blog de Química???

Posted by Ricardo D.S. on sábado, 27 de fevereiro de 2010 , under | comentários (0)






Bom galera, este Blog tem a finalidade de reunir conteúdo sobre Química, informar e auxiliar os profissionais e estudantes da área.


Resolvi criar este blog, pois percebi uma grande falta de material na Internet (local de constante consulta e apoio á dúvidas). Cada semana de aula da faculdade, disponibilizarei um resumo dividido por matéria, englobando fórmulas, definições e exercícios resolvidos, além é claro de alguns conteúdos já vistos no Técnico e encontrados pela internet.

Espero que esta ferramenta seja bem útil para todos!